quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

Pensamento da semana


Viagem no Tempo 1

Mosteiro S. Miguel de Refojos


Campo do seco


Praça da República


Praça da República 2


Praça da República 3

Agradecemos o acesso às fotografias que aqui vamos postar, à fonte: Hicon

quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

(...)

* Continuação do post: "Cabeceiras de Basto" .

Artesanato: Tecelagem de lã e linho (Manta de Pisão), cestaria, latoaria, tanoaria e tamancaria.

Festividades: Feira de S. Miguel (Festas Concelhias -20/30 de Setembro), “Festa das Papas” ou S. Sebastião (20 de Janeiro) e Festa da Nossa Senhora dos Remédios (Arco de Baúlhe - 1º fim-de-semana de Setembro).

Gastronomia: Vitela assada das raças barrosã e maronesa, rojões, cabrito, couves com feijões, bacalhau com batatas a murro, enchidos e fumeiro, mel “milharos” (doce), vinho verde.

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Pensamento da semana

Cabeceiras de Basto


Marcado na sua história pela coragem do guerreiro Basto, símbolo da força de vontade e do dinamismo das gentes cabeceirenses, este concelho tem inúmeras atracções turísticas dignas de registo. A bela paisagem natural que o caracteriza, por si só, demarca-o das Terras de Basto, mas todo um leque de muitos outros aspectos, onde se inclui uma saborosa gastronomia, convidam a visitá-lo.

Locais e Eventos de interessa turístico: Jardins de Basto, Áreas de Lazer de Moinhos de Rei e de Vinha de Mouros, Serra da Cabreira e de Barroso, Praias Fluviais, Várias Aldeias (espigueiros e outras edificações, zonas de pesca e de caça…) “Festa da Orelheira” (Fevereiro).

Património: Mosteiro de S. Miguel de Refojos, Estátua do Guerreiro “Basto”, Igreja de Santa Senhorinha, Pelourinhos de Abadim e das Pereiras, Ponte de Cavêz (abaixo apresentada) e outras romanas, Capelas e Casas Senhorias.